segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Esporte promovendo saúde!

Nos últimos 100 anos a humanidade obteve um ganho na expectativa de vida, principalmente dentre as populações do primeiro mundo, de aproximadamente 30 anos. Bem, não quer dizer que estejamos vivendo quase o dobro considerando a média de 47 anos em 1890 e os 77 anos de 1990. A explicação é que estamos deixando de morrer precocemente.
 
 
 
 
 
 
A questão a ser discutida não é chegar lá, mas como chegar com saúde e qualidade de vida. O que fazer então?
 
 
 
 
 
 
 
 
A resposta está num investimento à partir dos 40 – 50 anos em medidas de promoção de saúde. Trata-se de uma atitude positiva. Consiste em adquirir hábitos saudáveis como a pratica de atividades físicas com regularidade, dietas balanceadas, acompanhamento do peso e não fumar.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A obesidade, o Diabetes, o tabagismo e a Hipertensão arterial estão entre os principais causadores de morbidade e acréscimo de mortalidade aos indivíduos. 40 % dos óbitos são de causa cardiovascular gravados por estes fatores de risco.


 
 
 
 
 
 
 
 
Um exemplo prático: Ana 56 anos, entra em um consultório médico com a queixa de que não consegue perder peso . Toma dois remédios para pressão alta, um para o colesterol alto e um anti-depressivo à noite. Relata que suas taxas de Glicose estão um pouco à cima do normal, porém não tem queixas.


Ana é sedentária, está à cima do peso, é hipertensa leve e apresenta o que hoje chamamos de pré-diabetes. 40% de chance de tornar-se diabética em 5 anos caso não faça nada a respeito. Ana apresenta uma dificuldade de emagrecer típica da sua faixa etária que é justificada pela sua Sarcopenia. Traduzindo:
falta de músculos que foram perdidos pelo desuso ao longo dos anos, substituídos por gordura. Os músculos são os maiores consumidores de calorias do nosso corpo, logo ao tentar perder peso com dietas isoladas ela sempre perde músculos e gordura e então seu metabolismo cada vez diminui o que a impossibilita de perder peso.
 
 
A solução:
 
 
 

1- Exercícios aeróbicos regulares para iniciar um
condicionamento cardíaco, melhorar o controle da pressão e iniciar a perda de peso. A atividade
aeróbica gera uma redução comprovada de 42% dos riscos cardíacos. Apenas 1 hora de caminhada por semana já traz benefícios.








 
 
2- Musculação. Exercícios com pesos têm indicação para qualquer idade e a redução é de 23% dos riscos cardíacos. Bem, o melhor é que ao se desenvolver massa muscular se queima gordura, perde-se peso e ainda consegue-se reduzir os riscos cardíacos.

 
 
 
 
 
 
3- A dieta rica em fibras, frutas , saladas, grelhados complementa a prescrição. Lembrar de reduzir gordura, frituras, doces, carne vermelha.

 
 
 
 
Estas mudanças quando implementadas precocemente trarão redução dos principais riscos cardíacos e levarão o indivíduo o mais próximo do grupo dos saudáveis aos 70 anos.  
 
 
 
 
 
 
 
 A prática de exercícios regularmente traz redução da pressão arterial, redução das taxas de Glicose, perda de peso, redução do Colesterol ruim(LDL), melhora da auto-estima, melhora dos quadros de artrose, melhor desempenho sexual, melhora da qualidade do sono.

 
 
 
 
É isso ai galera! Pensem nos inúmeros benefícios físicos e mentais além da redução dos gastos de farmácia. Não fique ai parado! Invista na sua saúde!  
 
 
Por hoje a minha mensagem é essa, e não deixem de acompanhar o blog no decorrer da semana com os outros colunistas!
 
 
@villand3r

3 comentários:

  1. Adorei primo foi um insentivo que ja estava faltndo na minha vida.Eu vou embarcar nessa novamente .Saude acima de qualquer coisa!

    ResponderExcluir
  2. Grande Lucas MAcedo so podia ser Filho de quem é mesmo ! Parabens eu gostei e tenho certeza qe varios tambm gostaram Garoto ! Saude é vida , e esporte é tudo !

    ResponderExcluir