Olá pessoal, mais uma vez estou aqui, espero que estejam gostando de minhas postagens.
Hoje vou falar um pouco sobre o CLOWN.
HÃ? Clown? Que que isso?
Muitas pessoas não sabem mesmo o que é um clown, então estou aqui para decifrar esse enigma, (:
Clown não é um palhaço?
A grosso modo, eu penso que a diferença entre "clown" e "palhaço" é que os Clowns possuem um humor mais sutil, os movimentos são livres mas de certo modo suaves e delicados baseados na pantomima (que é diferente de mímica para quem não sabe), usam vestimentas mais comuns com pequenos toques extravagantes.
O humor do palhaço é mais pastelão e brincalhão, costuma ser mais divertido e extravagante, esbanja alegria (mesmo que sem querer), usa roupas bastante largas ou apertadas que valorizam os aspectos engraçados de seu corpo. Em questão de sutileza eles não são muito bons e é isso o que os torna tão dignos de atenção. Eles são desastrados.
Não confundir com Branco e Augusto. Existem Clowns Brancos e Augustos e existem também palhaços Brancos e Augustos. São subcategorias de cada "espécie".
Não há nada de certo ou errado em nenhum dos dois. Não é mais certo ser clown ou mais certo ser palhaço. A escolha varia de acordo com o temperamento de cada pessoa. Há quem prefira o clown e há quem prefira o palhaço, questão apenas de opinião, mas é preciso saber que há uma diferença entre os dois.
Na questão da nomenclatura há outro problema. O termo PALHAÇO é muito estigmatizado e as pessoas não dão valor a arte por possuírem um preconceito formado. A palavra PALHAÇO é usada até como forma de ofensa, então essa palavra acaba tornando-se inadequada e pedindo que seja criada uma nova nomenclatura.
Na questão do Clown, o problema é o nome americanizado. Não que isso seja um grande problema, mas existem outros termos portugueses que poderiam ser mais interessantes já que pode-se criar uma arte completamente independente do que vemos no exterior, portanto, o nome americanizado seria inapropriado.
Para quem ainda não entende. O clown está mais para Charles Chaplin. O palhaço está mais para três patetas. Existem diversos gêneros de palhaço e essa é uma arte bem mais profunda do que imaginamos que seja. Os palhaços circenses, os palhaços de rua, os palhaços de palco, etc, são todos palhaços, mas ser palhaço é muito mais do que pintar a cara e fazer palhaçada.
O curioso é que quanto mais um palhaço "TENTA" ser engraçado, mais sem graça ele é. O palhaço realmente divertido de se olhar é aquele que age verdadeiramente, espontâneamente. Ele não busca ser algo, ele já é. Ser palhaço exige um esforço muito grande de auto conhecimento, de auto-aceitação e de expressão corporal. Está quase ligado a espiritualidade do indivíduo pois ele não pode simplesmente agir, ele precisa saborear cada movimento, cada gesto precisa ser "friamente calculado".
Você me fala de máscaras... - Com uma máscara é fácil ser engraçado! - Eu rebato seu argumento com a velha frase "Clown, a máscara que mais revela" . É paradoxal, mas para ser um verdadeiro palhaço é preciso, antes de tudo, despir-se de todas as nossas MÁSCARAS e armaduras sociais. Somente quando estamos limpos podemos ser suficientemente verdadeiros ser um palhaço.
No fundo todos somos palhaços.
Só que a maioria de nós não assume.
No contexto é isto!
Essa arte me encanta. Estou nesta área a uns 3 anos, me história é a seguinte: eu participo de um grupo de dança e a mais ou menos 3 anos atrás abriram vagas dentro do grupo para participar de aulas de Clown. Nunca tinha participado de nada parecido,lá foi eu em mais um desafio. E a minha intenção era participar de uma aula pra ver como era (por curiosidade), as aulas foram passando e cada vez mais me encantando com esse tipo de arte. O tempo foi passando fiz algumas apresentações, e tudo aquilo me laçava, como um cowboy laça um boi kkkkkkkkkk . Depois disso parei um pouco, mas tudo isso estava em meu sangue! Surgiu uma oportunidade de fazer uma Oficina de CLown (na Oficina Cultural de Uberlândia com Ana Carla Machado), pra mim foi uma experiência única aquela semana, inexplicável.
Por isso Ser clown...
Não existe melhor forma de se divertir...
Não existe melhor forma de fazer aquilo que tem vontade...
É a melhor forma de rancar sorrisos...
Ser clown é uma brincadeira séria ...
As vezes é difícil.. mais dou a volta por cima... por que é tão bom viver cada experiência que tenho,mesmo que seja aquela mais constrangedora, ou ate mesmo aquela mais chata... mais que faz a diferença, e a cada dia aprendo mais com meu CLOWN...
Ser clown é ser quem vc é... mais de maneira exagerada uahsuahsuahsuahs...
Ser clown é não ter certo ou errado, é apenas SER...
Ser clown é fazer as coisas sem pensar...
Ser clown é ser Feliz...
Por isso quero ser Clown...
SÓ ENQUANTO EU RESPIRAR.
Assista ai esse vídeo super legal!
Espero que vocês gostem, e continue nos acompanhando.
Beijos e Abraços
@lucasbirubiru
Nenhum comentário:
Postar um comentário